quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

1Q84

 
 
Até parece mal, deixar passar tantos meses (3 meses) sem uma mísera critica. Até parece que não li nada este tempo todo ( e de fato, li pouco).
 
 
Meti mãos aos lavores (para preparar algumas prendas de Natal exclusivas) e deixei a leitura para trás. E deixei mesmo!
 
Nestes 3 meses, só consegui ler um livro:

 

Acabei de o ler a semana passada e quando passei pelo blog para ver algumas novidades das "Páginas que Leio", dei-me conta da ausência. Não que ela seja notada por aí além, mas notei-a eu e não gostei do espaço em branco.

O terceiro livro confirma a boa escrita do autor e não adianta mais nada em relação ao mistério do Povo Pequeno (apenas os põe a trabalhar a dada altura, no final) e da sua acção na Vanguarda; não voltamos a ver a Fuka Eri, a não ser quando ela sai de cada do Tengo de vez e passamos o livro com a visita de Tengo ao pai moribundo, até ao seu funeral; os dias "aborrecidos" de Aomame à espera de um vislumbre de Tengo no alto do escorrega do parque infantil e a vigilância insistente de Ushikawa, para encontrar Aomame. Se refletirmos um pouco, Ushikawa é a personagem principal deste volume, na tentativa de, através de Tengo chegar a Aomame.

Claro que quase no final Ushikawa é neutralizado e é como se a sua saída de ação, desimpedisse o caminho para que as duas personagens principais, finalmente, se encontrassem. E o encontro é calmo, como se tivesse sido preparado e esperado desde há anos (o que não será de admirar se após um aperto de mão vinte anos antes, ficou tanta coisa entre os dois).

Seguem os dois, sempre de mão dada (exceto nas partes em que esse gesto seria impraticável) e de acordo com uma ideia de Aomame, fazem o caminho no sentido inverso para escaparem aos perigos daquele mundo de duas luas. Escapam de fato, mas não voltam ao mundo anterior. Atingem um mundo, de uma só lua, mas com a insinuação (pelo posicionamento do tigre da Esso representado num cartaz publicitário, a que eu confesso não tinha dado importância) de que se trata ainda assim de um outro mundo. Livres do Povo Pequeno e da Vanguarda, talvez, mas alheios a outros perigos, provavelmente.

Sinopse:
O Livro 3 revela o estilo forte e truculento de uma personagem única, Ushikawa de seu nome. A par de Tengo e Aomame, a voz da Ushikawa ecoa nas páginas do terceiro volume de 1Q84 e provoca as reações mais intensas. Amem-no ou detestem-no, mas deixem-no entregue à sua sorte. Tengo e Aomame continuam sem saber, mas aquele é o único lugar perfeito no mundo. Um lugar perfeitamente isolado e, ao mesmo tempo, o único que escapa às malhas da solidão.
Este mundo também deverá ter as suas ameaças, os seus perigos, claro, e estar cheio dos seus próprios enigmas e de contradições. Mas não faz mal. A páginas tantas, é preciso acreditar. Sob as duas luas de 1Q84, Aomame e Tengo deixam de estar sozinhos... Inspirado em parte no romance 1984, de George Orwell, 1Q84 é uma surpreendente obra de ficção, escrita de forma poderosa e imaginativa - a um tempo um thriller e uma tocante história de amor.
Murakami continua a provocar o espanto e a emoção, comunicando com milhões de pessoas de todas as idades, espalhadas pelo mundo inteiro. Ao pousar este livro, quantos leitores não se sentirão desafiados a ver o mundo com outros olhos?
 
Não vi mais nada de novo, em relação aos livros anteriores e provavelmente, se era uma conclusão não estava certo abrir mais portas, embora gostasse de mais acção entre a Vanguarda e Tengo e Aomame. Mas como este não é um livro, ou conjunto de livros policial ou parecido, ficou-se pela contribuição de cada um (Tengo a reescrever a história da Crisálida do Ar, Aomame a matar o Líder) e o grande romance de amor entre dos dois. Um romance vivido durante vinta anos, à distância.
 
Concluindo: gostei de ler Haruki Murakami e aconselho a leitura dos 3 livros. De preferencia sem os intervalos que eu tive entre cada um deles, para não perdermos o fio à meada, ou como quem diz ao tecer da Crisálida.

1 comentário:

José Marcos Serra disse...

Pode fazer o favor de gastar 15 minutos a "classificar" uns poemas que enviei para seu juízo?. Bem haja antecipadamente.