quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Penelope na Guerra



O primeiro romance narrativo de Oriana Fallaci: a história de uma mulher, estrangeira em Nova Iorque, que não hesita em expor a convenção e injustiça de uma sociedade machista. Como Penélope que não aceita a tarefa doméstica de bordar as tapeçarias enquanto espera o retorno do bem amado Ulisses, Gio viaja em busca da sua identidade e da sua liberdade. Desfaz-se friamente da sua virgindade, enamora-se rebeldemente de um homem débil e inseguro que se revela homossexual, enfrenta com coragem o triângulo amoroso no qual se vai encontrar envolvida com Richard ( o homem que ama) e Bill (o amante de Richard).

Li pela primeira vez, tinha doze anos. "Apareceu-me" em casa e como eu devorava tudo o que eram livros, li. Confesso que não entendi nada e nem gostei do final.
Reli um ou dois anos mais tarde e voltei a ficar desapontada com o final, embora por essa altura já entendesse mais o porquê da história e desse final. Acho que na altura ainda sonhava, apenas, com finais delizes. Agora até percebo o porquê desse final, mas na altura não me agradou.

Tive que falar deste livro, numa apresentação que fiz sobre os meus hábitos de leitura, onde contei o mesmo que conto aqui e comecei a ficar com vontade de o reler, apenas pela curiosidade; apenas para saber como me vou aperceber e que opiniões irei ter da accção e do seu final.

Nota: Foi graças a este livro e ao seu final pouco a meu gosto, que me tornei uma escritora (apenas para os amigos mais chegados), mas uma escritora. Devido ao facto de não me agradar o final deste livro, quase me atrevi a criar um final a meu gosto, mas depois pensei que faria muito melhor e teria muito melhores resultados se ao invés de re-escrever um final para um livro de uma escritora a sério, eu me dedicasse a escrever contos onde criasse os personagens, situações e finais a meu gosto.
Um dia destes atrevo-me e transcrevo alguns trechos desses contos "maravilha",o ultimo dos quais com mais de doze anos e o primeiro com quase trinta.
Actualmente ando a passar esses contos para o computador para os poder imprimir em formato mais adequado do que o que têm actualmente e estou a adorar!
Relembrar a acção de cada um e as suas personagens e descobrir que certas tomadas de atitude da acção, eram as que eu tomaria no dia de hoje, é muito interessante.

Por isso, para mim, ler não é só ler o que os outros escrevem, é um pouco imaginar como eu escreveria, que decisões tomaria se escrevesse a mesma história.

Se alguém já leu "Pénelope na Guerra" de Oriana Fallaci, gostaria de saber a opinião que tiveram do livro. Apenas por curiosidade...

domingo, 15 de novembro de 2009

Travessia Nocturna


Título Original - Night Crossing

Boston. Uma mulher americana, classe média, grávida e o marido apanhado nos braços de outra. O abandono do lar rumo ao mundo rural irlandês pelo qual há muito se apaixonou. A ideia de um aborto. Uma sala de espera numa clínica na Irlanda do Norte. Uma bomba explode. A mulher auxilia um homem ferido, um soldado britânico. O descontrolo. A mulher em fuga. A perseguição dos Serviços Secretos Britânicos. A vida dele nas mãos dela. Uma ousada travessia nocturna do mar da Irlanda. Escócia. O momento da verdade...

Um romance de intriga política. Um encontro romântico de dois desconhecidos relatado por Don J. Snyder, escritor norte-americano, autor de dois livros de memórias: THE CLIFF WALK e OF TIME AND MEMORY; uma biografia: A SOLDIER'S DISGRACE; e dois romances: FROM THE POINT e VETERAN'S PARK.

Nota: A foto é a do meu livro porque não consegui encontrar nenhuma na NET e o resumo é cópia do que está na contracapa do livro e que enumera em notas breves os acontecimentos magnificamente desenvolvidos no livro. Aconselho.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Uma Conspiração de Estúpidos



Li este livro há uns quatro anos. Apetecia-me ler qualquer coisa e sem conhecer nem autor nem livro, aventurei-me.
Por várias vezes o quis por de parte, porque me saturava a história, me irritava o protagonista, mas recomeçava, sempre disposta a chegar ao fim, já que o tinha iniciado. Quando cheguei ao fim, congratulei-me por isso. É um livro espectacular, com um enredo magnifico!
Poder saber mais AQUI

sábado, 7 de novembro de 2009

O Caçador de Almas


Tyler, um rapaz de treze anos, jaz inconsciente numa cama de hospital após um trágico acidente que lhe danificou o cérebro. O pai permite que dois invulgares cientistas tomem a seu cargo o destino do adolescente. Um deles é um neurocirurgião cujas experiências pouco ortodoxas incluem o uso de computadores para controlar as respostas físicas dos pacientes durante as cirurgias. O outro é um investigador por conta própria e autor de experiências altamente secretas que visam descobrir a centelha da consciência humana… e capturá-la para sempre.
Juntos, alcançarão um resultado que ultrapassará tudo o que haviam imaginado, fazendo Tyler transpor os limites da ciência médica e enviando-o para um lugar nunca antes visitado e do qual um pai desesperado tentará resgatá-lo…
Um romance científico e tecnologicamente fascinante, com tudo aquilo que nos caracteriza enquanto seres humanos. O Cacador de Almas é uma viagem inesquecível ao interior das possibilidades da mente… e da alma humana.
O Caçador de Almas de John Darnton


Críticas de imprensa
«Um romance cinematográfico e frequentemente arrepiante; as personagens são complexas o suficiente para exercer a nossa simpatia ou aversão; os pormenores mais técnicos – cirurgias cerebrais, síndromes neurológicas bizarras, dispositivos informáticos sinistros – parecem verdadeiramente reais; o enredo agarra, mantendo o leitor impaciente até ao desenlace final.»
The New York Times

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Stephen Lawhead

Quando se trata de livros que eu já li há algum tempo e que são mais do que um e do mesmo autor - neste caso até da mesma colecção, gosto mais de os apresentar numa só mensagem e pelo nome do autor.

TALIESIN

As qualidades especiais do fundador Taliesin mudaram a vida daqueles que o rodeavam e trouxeram grande fortuna na guerra e na paz à sua pequena aldeia Céltica.
Depois Taliesin conheceu uma princesa exilada da Atlântida, essa maravilhosa terra que se afundou no oceano, e num percurso cheio de triunfo e tragédia eles foram abençoados com um filho que mudaria o destino da Bretanha, um rapaz chamado Merlin.
1º volume do ciclo Pendragon

MERLIN

Tendo de enfrentar uma série de grandes obstáculos, Merlin o bardo e homen santo é preparado para a missão da sua vida - fazer com que venha a existir o Reino do Verão e preparar o caminho para o maior governante da Bretanha.
Merlin viveu entre o Povo das Colinas (um povo que ele pensava serem os primeiros filhos de Deus) e aprende sobre poder que os druídas não conhecem. Merlin encontra o grande amor da sua vida, mas pouco depois de eles se casarem ela é morta por bárbaros. Ele fica completamente despedaçado e esconde-se nos bosques tentando esquecer o mundo. Mas Pelleas encontra-o e juntos vão avisar um tirano da vigança que os Pendragon (Aurelius e Uther) vão levar a cabo contra ele.
2º volume do ciclo Pendragon


ARTUR

Numa era esquecida de caos e violência, um rei magnífico surgiu para trazer luz à terra. Ele era Artur Pendragon, da Ilha dos Poderosos que subiria ao trono numa Bretanha arrasada pela violência e que a transformaria num reino glorioso de paz. É envolvida na história do rei Artur o modo como a nova fé Cristã se espalha pela Ilha dos Poderosos. É uma história de luta pela paz num tempo em que a guerra era o único modo de lidar com os inimigos, de como ser rei num tempo em que os reis eram mais do que burocratas, do balanço de um desejo de glória com o amor pela honra, de amizade que sacrifica tudo , de lealdade que exige o derradeiro sacrifício, e de uma fé que é superior à de qualquer senhor terreno.
3º volume do ciclo Pendragon

As capas apresentadas não são as dos meus livros, que não encontro na NET, mas como são das mais agradáveis que encontrei, escolhi-as.

Para quem goste de lendas Celtas e da história do Rei Artur, aconselho.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Comentários


Em primeiro lugar quero pedir desculpa a todos quantos tentaram e não conseguiram deixar comentários às minhas mensagens. A definição dos comentários não estava correctamente formatada.
Agora já podem comentar à vontade.