segunda-feira, 11 de julho de 2011

A Hora do Vampiro


"Passado na cidade de Jerusalem`s Lot, na Nova Inglaterra, o romance conta a história de três forasteiros. Ben Mears, um escritor que viveu alguns anos na cidade quando criança e está disposto a acertar contas com o próprio passado; Mark Petrie, um menino obcecado por monstros e filmes de terror; e o Senhor Barlow, uma figura misteriosa que decide abrir uma loja na cidade.

Após a chegada desses forasteiros, factos inexplicáveis vêm perturbar a rotina provinciana de Jerusalem`s Lot: uma criança é encontrada morta; habitantes começam a desaparecer sem deixar vestígios ou sucumbem a uma estranha doença. A morte passa a envolver a pequena cidade com seu toque maléfico e Ben e Mark são obrigados a escolher o único caminho que resta aos sobreviventes da praga: fugir.

Mas isso não será tão simples, os destinos de Ben, Mark, Barlow e Jerusalem`s Lot estão agora para sempre interligados. E é chegada a hora do inevitável acerto de contas."

Apesar da sua fama e de conhecer o tipo de escrita de Stephen King, este foi o primeiro livro que li do autor e gostei.
Gostei da forma como as coisas se vão processando.
Com o inicio da leitura, como se fosse uma apresentação, ficamos logo a saber que a cidade deixou de existir como cidade "normal" e que alguma coisa maléfica contribuiu para isso e que apenas dois personagens (um garoto e um homem alto) estão a par do que se passou.
E depois, começa a história do que se terá passado com a chegada de Ben Mears à cidade e de mais dois estranhos que chegam quase na mesma altura.
A chegada do estranho Sr. Barlow é o começo das "desgraças".
É claro que à partida, pelo nome do livro e pelo autor, já sabemos que o Sr. Barlow é um vampiro e que o Sr. Stroker é o seu braço-direito, mas gosto da forma subtil como os habitantes da cidade que nos são apresentados calmamente um a um, começam a ser "apanhados" na teia do mal sem qualquer suspeita dos que lhes vai acontecer e começam a apanhar outros, de tal forma que no final do livro, toda a cidade está "vampirizada" à excepção de uns dois que morreram de morte natural, mais dois ou três que foram assassinados na verdadeira acepção da palavra e de dois sobreviventes. Há um terceiro sobrevivente. Uma espécie de eterno condenado, mas de que não vou falar, para não destruir o suspense da coisa e que não aparece mais desde que foi condenado e saiu da cidade quase no final.
E o final do livro propriamente dito dá-se com a continuação do seu inicio em que o garoto (Mark) e o homem alto (Ben Mears) voltam à cidade para por em prática a acção que vai contribuir para dar fim aos vampiros que passaram a habitar Jerusalem's Lot.

Podem saber mais AQUI.
Tive oportunidade de ler este livro, pelo meio do que estou ainda a ler e não me arrependi. Agora vou continuar a leitura anterior...

Sem comentários: