sexta-feira, 6 de julho de 2012

Por nós...

Fotografia da autoria de Paulo Madeira - Rezarei por Ti

Há tempos num blogue, no seguimento de uma mensagem o autor da mesma escreveu que tinha uma amiga que uma vez lhe dissera: "Eu sei que não acreditas, mas à noite quando rezo, também rezo por ti."

No seguimento desta minha leitura, recordei-me de um livro que já lí há uns bons anos (muitos anos) que se chamava "Chorarei por vocês", passado algures na América Latina, se não estou em erro.
Era um livro cuja acção se situava no meio de um teatro de guerra. A presença de soldados num local longe de casa, num terreno hostil, que por um motivo qualquer levavam junto com eles uma freira de uma missão católica.
Recordo-me que a campanha não correu muito bem e um grupo restrito acaba por ficar sózinho, perdido, a procurar fuga e com eles, a freira.
Quando e, isto já quase no fim do livro, em jeito de conclusão para a acção, um deles comenta algo como: "Vamos ficar por aqui, morrer por aqui sózinhos, sem que ninguém nos encontre ou saiba de nós. Quem nos irá lamentar?"
A freira que ao longo da acção nem tinha sido muito bem tratada, afinal era um empecilho na fuga daqueles soldados, respondeu: "Eu chorarei por vocês."

Ficou-me a frase na ideia.
Ficou-me a promessa entranhada e garanto que de tudo o que acontece no livro é do que eu me lembro melhor, porque é bom sabermos que em momentos atribulados das nossas vidas, ou quando achamos que estamos sózinhos e que sózinhos temos que lutar contra a maré ou apenas caminhar, há sempre alguém que se lembra de nós.

Sem comentários: