segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Consciência e Liberdade 2013


Ora aqui está uma razão pela qual não costumo publicar a rubrica "Estou a ler... ou "Neste momento leio...", etc, etc.

É que no meio de uma leitura, por motivos diversos aparece sempre um livro que se intromete e me interrompe a leitura do momento.

Foi o caso deste

Na realidade é uma revista da Associação Internacional para a Defesa da Liberdade Religiosa

Caiu-me nas mãos por mero acaso, mas muito a propósito quando no dia 16 de Janeiro de 2014 por decisão do Presidente Obama se comemora o dia Internacional da Liberdade Religiosa.

Os capítulos (ou artigos) são de autores diversos e cada um apresenta o que lhe compete sobre o tema:
A islamização dos cristãos no oriente-árabe - Noel Georges
A história dos direitos do homem - Valentine Zuber
Liberdade Religiosa: fundamentos no ocidente e perspetivas internacionais - David Little
Etc
Etc

E chegamos ao editorial (que aliás como costume é o inicio do livro ou da revista) e que intitula-se "Os direitos humanos e a universalidade" e frisa a necessidade de "apesar da prática religiosa ser uma componente da vida contemporânea que não pode nem deve ser excluída da esfera de interesse das autoridades publicas, o Estado deve permanecer neutral e imparcial perante o exercício das várias religiões, fés e crenças..."

Isto tudo para eu colocar uma questão a quem gostar de desafios:

Quando uma nação que como os Estados Unidos "estabelece" um dia destes, tem noção da necessidade de neutralidade e marca encontros com o chefe da Igreja Católica (http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/renuncia-do-papa/obama-deseja-se-encontrar-com-papa-francisco-diz-porta-voz-da-casa-branca,bd8e5bfb2ec83410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html), não estará a pisar o risco que não deveria pisar?
Ou sou eu que tenho má vontade e estou a ver monstros debaixo da cama?
Ou melhor, estou a ver papas a ditar ordens apoiados por grandes nações, ou grandes nações a por em prática, ideias de papas...
E aí, nessa altura a Liberdade Religiosa será chão que deu uvas...



Sem comentários: