segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Caixa de Pássaros


Romance de estreia de Josh Malerman, “Caixa de Pássaros” é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler.
Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão

Quando iniciamos a leitura, já se desencadearam todos os acontecimentos que levaram a que Malorie e as crianças ficassem sozinhas, a lutar pela vida num mundo onde um simples olhar para o exterior pode matar.

Os personagens passam a maior parte do livro vendados, porque olhar era matar e morrer! Mas nem por isso deixamos de imaginar, mais ainda do que o narrador nos diz que eles imaginavam. Os sons conhecidos podem alertar ou assustar e os desconhecidos aterrorizam. E passamos o livro que é a lembrança de Malorie, do que se passou nos cinco anos antes da sua viagem com as crianças, vendadas, pelo rio, para um porto seguro, a viver aflitos com os personagens.

A querer e não conseguir encontrar respostas a tantas perguntas que fazemos, apenas aflitos com a aflição de Malorie, desejando que ela chegue ao destino, esperando que o destino seja de facto seguro.

O final do livro, não dás quaisquer respostas ou explicações sobre o porquê e o como do que aconteceu, nem sobre quem são as ditas criaturas que se acreditava serem assustadoras e cujas dimensões iam além da compreensão humana e as responsáveis pela loucura que tomava as pessoas e damos-nos conta de que o recheio do livro são as emoções humanas e as suas atitudes em casos deste género.

Para alguns o final do livro é a abertura para outro livro, mas acho que não há sequência que resulte depois deste livro. Tudo sairia desconsolado, depois de tantas emoções narradas neste. Nem é o final esperado, mas também não consigo imaginar outro.



1 comentário:

O meu pensamento viaja disse...

Neste momento leio "A quinta mulher! , ao que parece, muito nessa mesma linha!
Beijo