terça-feira, 17 de maio de 2016

Recomeçar





Blanca é professora, com uma carreira consolidada, dois filhos jovens. Confusa e devastada com o fracasso do seu casamento, decide deixar a sua atual vida para trás e ruma a Santa Cecília, na Califórnia, com a missão de organizar o espólio deixado por Andrés Fontana à Universidade; fechada num sótão sombrio, Blanca vê- se a braços com uma tarefa aparentemente hercúlea e cinzenta, mas que acabaria por revelar-se uma empreitada emocionante.

Amores cruzados, certezas e interesses silenciados que acabam por vir à tona, viagens de ida e volta entre Espanha e EUA, entre o presente e o passado de duas línguas e dois mundos em permanente reencontro. 

Motivada pela leitura de "Entre Costuras" da autora, decidi ler este livro que estava na minha posse há algum tempo, ainda que em formato digital e em português do Brasil, onde, a propósito, se chama "A melhor História Está por Vir".

Não é tão bom como o "Entre Costuras", pelo menos na minha opinião, mas lê-se muito bem, a história não é complicada e existe uma espécie de "aventura" - ter que resolver a pesquisa do passado,  a tempo de evitar determinada situação física do presente. E com essa resolução, resolveu-se a vida de Blanca a contento.

Só houve uma coisa a meu ver, a desfavor neste livro e que por norma me aborrece em alguns livros. Devo ser eu que sou exclusivista ou defeituosa, assumo, mas não me agradam muito narrativas onde o passado e o presente fazem parte do mesmo livro. Isto porquê? Tem uma explicação simples e neste caso, fácil de explicar. Quando leio, tendo a dedicar-me a um personagem, normalmente o principal, no caso de Blanca e como tal, quero é ler dela, sobre ela e para ela. Quando o autor intercala o seu (de Blanca) presente, na primeira pessoa, com o de outros personagens (Andrés Fontana e Daniel Carter) na terceira, irrita-me um pedaço. A narrativa é interessante e tem pontos engraçados, mas quase me atrevo a dizer desnecessários para a minha interpretação do livro. E com o passado passamos metade do livro.
Na minha perspectiva era desnecessário, mas a autora achou que era a forma de tornar interessante um segundo personagem que de outra forma passaria a ser secundário, em relação a Blanca e desta forma, colocou-o em paralelo na história.

Aconselho a ler se gostam se romances leves, com um piquinho de aventura.



1 comentário:

José Marcos Serra disse...

Há muito tempo que não vinha visitá-la, perdido entre compromissos, ocupações diversas, mais ou menos interessantes, mil ilusões com que entretemos o tempo de vida.
Com leituras, sempre.
Bem haja pela continuação das suas partilhas.
Deste último grupo só conheço livros do Noah Gordon: e gostei.
Seja feliz.