domingo, 9 de agosto de 2009

A Fórmula de Deus



"Nas escadarias do Museu Egipcio, em pleno Cairo, Tomás Noronha é abordado por uma desconhecida. Chama-se Ariana Pakravan, é iraniana e traz consigo a cópia de um documento inédito, um velho manuscrito com um estranho título e um poema enigmático.
O inesperado encontro lança Tomás numa empolgante aventura, colocando-o na rota da crise nuclear com o Irão e da mais importante descoberta jamais efectuada por Albedrt Einstein, um acahdo que o conduz ao maior de todos os mistérios. A PROVA CIENTIFICA DA EXISTENCIA DE DEUS."

Desde que tive conhecimento que José Rodrigues dos Santos escrevia e desde que li algumas sinopses de alguns dos seus livros, este em particular tive a curiosidade de ler.
Neste momento estou a ler "A Formula de Deus", vou no capítulo V e sem querer desgostar nenhum dos dois autores, acho que se assemelha muito a Dan Brown. Não digo na escrita propriamente dita, mas na explicação exaustiva cientifca de certos factos, que tanto em um autor como em outro, só servem para nos dispersar e aborrecer na leitura, a não ser que sejamos amantes da física e outras ciências afins, para podermos apreciar essas explicações que nos interrompem a linha da acção.

Tirando isso, não está mal e até agora estou a gostar.

Apenas um aparte, que logo no inicio da narrativa, acho um pouquinho de mais... ou será de menos?
Como é que um historiador, professor da Fundação Gulbenkian que sabe Inglês, Francês, Espanhol, Hebraico e Aramaico e anda a estudar Alemão, lê duas palavras que são o título de um dcumento "Die Gottesformel" e não percebe o que querem dizer???

Se for só isso, aguenta-se... mais à frente se verá.

TERMINEI A LEITURA ONTEM 13/08/2009, E CONFESSO QUE FIQUEI... EM NADA. DO MESMO ESTILO, NÃO VOLTAREI A LER.MAS AINDA VOU INSISTIR EM JRS, TALVEZ COM OUTRO TIPO DE HISTÓRIA: "A VIDA NUM SOPRO" - GOSTEI DOS COMENTÁRIOS ... VEREMOS

Sem comentários: