quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Segundas Leituras

No meu post anterior, falei do Historiador e do facto de ir ler o livro pela 2ª vez. Não sou muito do género de repetir um livro, mas desta vez, por várias razões, decidi-me a reler este. E sinceramente, não me arrependi de forma nenhuma!!

Uma vez li num blogue a seguinte afirmação:
"Muitas vezes um livro tem que ser lido mais de uma vez e com abordagens diferentes. Estas abordagens podem incluir: uma primeira leitura superficial e relaxada para ficar com as principais ideias e narrativa; uma leitura mais lenta e detalhada, focando as nuances do texto, concentrando-nos no que nos parece ser as passagens chave; e ler o texto de forma aleatória, andando para trás e para a frente através do texto para examinar características particulares tais como temas, narrativa, e caracterização dos personagens.
Todo o leitor tem a sua abordagem individual mas o melhor método, sem dúvida, de extrair o máximo de um livro é lê-lo várias vezes."

E é verdade! Li-o com outros olhos, com outras buscas de informação e o que da primeira vez foi apenas a leitura de um livro sobre alguém que procurava o Drácula, desta vez apercebi-me mais e mesmo do que era ser historiador. Todas as buscas em livros, manuscritos, bibliotecas. Não era o que se procurava que era importante, era a forma como se procedia a essa procura.
Mais uma vez, aconselho este livro!

Sem comentários: