segunda-feira, 16 de julho de 2012

1Q84 II

Neste momento estou a ler o livro II.
Desde a altura em que comecei a ler já tinha tido tempo de o terminar e muito me custa que não seja assim, mas a falta de tempo é atroz.
É o que faz ter outros projetos além da leitura. Há que dar um pedacinho do pouco tempo a cada um e tentar conciliar os vários gostos.

De qualquer forma, li o primeiro livro com mais avidez. Era a curiosidade pelo autor, pela história. E quando o livro I chegou ao fim e me dei conta que tinha, não mais um, mas mais dois para ler, se queria conhecer o fim da história, resolvi abrandar e ler com mais calma e com mais pausas... e sabe bem da mesma forma, porque a escrita de Haruki Murakami prende-nos ainda que de quando em quando nos soltemos.

Quote:
O Livro 1 revelou a existência do mundo de 1Q84. Algumas perguntas encontraram resposta. Outras permanecem em aberto: Quem é o Povo Pequeno? Como farão esses seres para abrir caminho até ao mundo real? Existirão mesmo?, como sugere Fuka-Eri. Chegarão Aomame e Tengos a reencontrar-se? «Há coisas neste mundo que é melhor nem saber», como diz o sinistro Ushikawa. Em todo o caso, o destino dos heróis de 1Q84 está em marcha. No céu, distinguem-se nitidamente duas luas. Não é uma ilusão. Murakami descreve aqui um universo singular, que absorve, que imita a realidade, e a faz sua. A narrativa decorre em dois mundos que se cruzam, qual deles o mais real e o mais fascinante - o de 1984 e o de 1Q84. A perturbante história de um amor adiado, recortada num cenário marcado pelo desencanto e pela violência. Uma fábula sobre os dilemas do mundo contemporâneo. Murakami retrata o mal-estar da sociedade japonesa que se esconde por debaixo de uma aparente quietude.
Unquote
 
Estou a meio do livro e espero que apesar de tudo, chegue ao fim mais depressa do que cheguei aqui. E quando lá chegar, direi qualquer coisa, mas positiva de certeza.
 

1 comentário:

Numa de Letra disse...

Olá,

Também o estou a ler (faltam-me menos de 100 páginas).

Abraço,
numadeletra