quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Rascunhos de Memórias


Passeava eu pelos blogues que costumo visitar, quando me chamou a atenção uma publicação do blogue Viajar Pela Leitura. Era sobre um Book Journal - supostamente um caderno para se tomar notas sobre os livros que se estão a ler, dar opiniões, etc, etc

Lendo a publicação, depois de perceber que o Book Journal serve para muito pouco, dei por mim absolutamente envergonhada, atarantada e arrependida.

Eu, sim eu, que além de adorar ler desde que me conheço, adoro escrever desde a mesma altura e não tenho um único caderno com opiniões e notas sobre os livros que li!

Escrever as opiniões sobre os livros... e mantê-las em papel... o sonho de qualquer leitor que também gosta de escrever... e nunca tinha pensado em fazer isso... dahh! 

Quando leio um livro, mentalmente faço a critica e passo-a para o computador (desde que iniciei o meu blogue) e até chego a fazer rascunhos quando não sei bem como a apresentar com clareza, mas o papel onde rascunhei acaba por ir para o lixo e fica a critica apenas no PC. E isto para os livros que comentei desde que iniciei o blogue. Então e os outros?

Confesso que a ideia de anotar a critica em um caderno é muito tentadora e por vários motivos.

Apesar de todo o mundo digital e, tal como gosto de livros em papel, nada me tira o gosto de escrever à mão em uma folha. Anotar a opinião que mais tarde se vai publicar, ou não, guardar os cadernos e relê-los mais tarde e comparar com o que se passou depois para o PC, é delicioso. 

É quase tão bom quanto rascunhar a ideia de um conto, história ou livro (já várias vezes expliquei por aqui que não sei que designação dar às minhas escritas), criar as primeiras ideias e mesmo sem chegarem a ser uma obra completa, relê-las de tempos a tempos, sempre sem as destruir, até porque podem vir dar que falar... ou ler...

E mais, e absolutamente infantil e desproporcionado face à idade que já tenho, quando vejo alguns cadernos em lojas, fico a pensar se não terei como os utilizar, porque só me apetece comprá-los...



1 comentário:

José Marcos Serra disse...

Ideia interessante.
Desde que frequento o Clube de Leitura do Museu Ferreira de Castro que guardo os apontamentos sobre os livros que leio (destinados ao Clube), em papeis reaproveitados (sem respeito pelo conteúdo), e com os rabiscos indecentes com que me expresso em escrita manual.
Fazê-lo para todos, e de modo organizado, nunca me passara pela cabeça.
Fá-lo-ei de futuro??? Nunca fui de promessas, mas que era interessante era... embora um tanto tarde (tantos que já li!!! muitos que se perderam nas dobras da memória!!!