quinta-feira, 11 de maio de 2017

Saudade

Já há algum tempo que não publicava nada que não sejam opiniões de livros. Por isso, avancemos.

Podia intitular esta publicação de Saudade, Confissão, A Nu, Sem Papas na Língua... etc, etc. Os títulos de que me lembro nestas alturas! porque quando quero um título para um conto é um sarilho.

Uma vez que nesta fase da minha vida, estou envolvida em leituras de cariz teológico e nem sei se vou opinar sobre cada um dos livros que já li, estou a ler e irei ler, para não me acusarem de impingir, vou falar de saudade.
Neste caso, saudade de uma amiga virtual.

Há uns anos, por um qualquer acaso, que isto da web leva-nos por aqui e por além fora, encontrei uma escritora.
Escrevia num blogue e eu gostava de a ler.
Passado algum tempo, perdi-a para a voltar a encontrar, de novo por acaso e desde este segundo encontro que passamos a ser "amigas". Amigas de facebook e de blogue.
Num mundo virtual, os amigos virtuais, são tão amigos quanto os outros de carne e osso. Em patamares diferentes - se não forem nunca ultrapassados - mas com o mesmo nível, salvaguardadas as diferenças.

Gostava da forma como ela escrevia, fossem em prosa ou poesia. Com frieza, com amor, com seriedade, com humor... era vê-la a desfolhar palavras umas atrás das outras e eu a lê-las.

Neste nosso "relacionamento" tive a oportunidade de ser agraciada com algumas obras suas. Dois e-books e dois livros em formato papel, com o devido autografo que não falava de amizade eterna, mas pelo menos de uma boa amizade, até que um dia...

Porque eu sou uma despudorada e leio e comento quem me apraz, cometi o erro de comentar uma publicação, em um blogue de uma determinada rival dessa pessoa.

Levei uma descasca, em que não era merecedora das confissões que me fizera e consequentemente da sua amizade e fui banida da sua vida virtual.

Isto tudo para dizer que não acho que o mundo mereça o nosso dissabor. Estamos aqui para ser "amigos", partilharmos as coisas que gostamos uns com os outros e ainda que pelo meio das partilhas haja gente que não interesse a uma parte ou a outra, não devemos fazer de isso a medida para continuar ou não.

Perdi uma amiga, virtual, mas era uma amiga - pelo menos eu achava que sim - e perdi-a.

E neste momento, deu-me saudade!!



Foi por isso que publiquei isto, hoje.




2 comentários:

O meu pensamento viaja disse...

Deixa lá, Maria João, esquece! Não merece a tua saudade.
Não suporto esse tipo de cobrança. Acho triste e pobre de espírito. E também já me confrontei, atónita, com uma reacção semelhante.
Não é possível confundir amizade virtual com a real. Ambas maravilhosas, mas diferentes.
Beijinhos

O meu pensamento viaja disse...

Maria João, a receita da DELICIA de CHOCOLATE está linkada. Bj