quarta-feira, 6 de abril de 2016

Desaparecida

Emma Tupper não existe mais. E por que não, então, inventar uma nova Emma Tupper? “Só poeira. É como se eu tivesse sido apagada. Transformada em cinzas.” Quem nunca sonhou em recomeçar a própria vida do zero? A jovem advogada Emma Tupper vê-se diante dessa oportunidade quando volta para casa, após passar seis meses desaparecida em África. 

Surpresa, percebe que todos acreditam que ela estava... morta. Emma descobre que sua antiga vida foi apagada. O apartamento onde vivia acaba de ser alugado para um novo inquilino, o misterioso fotógrafo Dominic. No escritório de advocacia, no qual construía uma carreira brilhante com possibilidade de conseguir o cargo de sócia, a sua rival Sophie apossou-se não só de seus clientes e de sua sala, mas também de seu namorado, Craig.

À medida que vamos lendo, vamos conhecendo um pouco do que Emma viveu em África. Muito pouco, na realidade, mas se calhar a autora achou suficiente, para entendermos a falta de contacto de Emma com os seus relacionamentos, a tal ponto que foi dada como morta.

E quando Emma finalmente, regressa a casa, verifica que nada da sua vida anterior está igual. Não tem casa, porque o apartamento deixou de ser pago e foi alugado a outro, não consegue encontrar nem amigos, nem namorado, porque andam fora ou estão incontactáveis. Apenas consegue, por especial favor, por pena, que a deixem ficar na casa que outrora foi sua.

Consegue o emprego de volta, mas em condições diferentes de quando o deixou e a partir daí vai haver um desenrolar de acção com a duvida entre recomeçar pegando no fio que ficou partido ou esquecer esse fio e pegar em outra meada.

Lê-se bem pois a escrita é fácil e a acção leve, apesar de toda a aflição da personagem.

Há um enredo curto pelo meio que tem a sua graça, quando Emma consegue resolver um roubo de um quadro que custaria milhões à seguradora cliente da empresa onde trabalha, e a acção principal termina da forma que esperávamos. Este é um romance, leve, de amor, onde a autora quis misturar sentimentos diversos sobre outros temas que nunca foram devidamente explorados - o caso da vida de Emma em África durante 6 meses que a levaram a deixar de tentar contactar os amigos. Nunca percebemos muito bem como ela se entranhou numa associação de ajuda humanitária em Africa. Fala-se dos sentimentos de desagrado para com o pai que a abandonara e à mãe, anos antes e até a vemos ir ao cemitério e saber que o pai coloca flores na campa da mãe e ficamos por aí...
O principal aqui é como vai avançar a sua relação com Dominic, porque com Craig, o principio do fim foi quando ela foi para África, onde iria passar apenas um mês e concluiu quando o encontrou e soube que ele andava com outra pessoa.

Não é o meu tipo de leitura preferido, até porque não me enche, mas serviu para preencher as horas que o demorei a ler.
Podem ler que não vão morrer de excesso de adrenalina, nem de aborrecimento, já agora.

3 comentários:

O meu pensamento viaja disse...

E eu às voltas com as 800 páginas do "O demónio da depressão" - também interessantíssimo.
Beijo

Patricia Merella disse...

Eu estou à tempos querendo acabar o pêndulo de foucault de
Umberto Eco.Este parece interessante,feliz dia querida!
beijinhos

Joana disse...

Teu relato fez despertar meu interesse pelo livro, talvez porque nesse tema quem nunca? não é mesmo? vou procurar. Beijos
Joana