terça-feira, 22 de março de 2016

No Coração da Floresta

Algumas coisas são impossíveis de deixar para trás... Um trailer abandonado, escondido no meio de uma reserva florestal, é o único lar de que Carey se lembra. Aos 15 anos, as árvores são as guardiãs de sua vida mal-afortunada e o único ponto positivo é sua irmã mais nova, Jenessa. que depende de Carey para sobreviver. Elas só têm uma a outra, considerando que a mãe das meninas, mentalmente instável, muitas vezes desaparece por dias sem fim. Até que um dia. após um sumiço mais longo do que o habitual, dois estranhos aparecem. De repente, as duas irmãs são tiradas da floresta e levadas a um mundo novo e surpreendente de roupas novas e à medida, aulas numa escola a sério, amigos e familia. Agora Carey precisa enfrentar a verdade escondida por trás do seu sequestro, dez anos antes, assombrada por um passado que não a deixa seguir em frente... Um passado sombrio e misterioso, em que jaz o motivo de Jenessa não falar uma palavra há mais de um ano. Carey sabe que precisa proteger a irmã, assim como seus segredos, de outra forma pode colocar em risco toda essa nova vida que criou para si.


Carey e Jenessa são resgatadas por uma assistente social e pelo pai de Carey e à medida que os dias passam, Carey começa a dar-se conta de que o que a mães lhes dizia sobre os maus tratos do pai, que a fez fugir com ela para a floresta, eram na verdade mentiras.

E à medida que vamos lendo, quase nos pomos no lugar de Carey pensando, não pode ser verdade, tanta coisa boa, tanta amor, tanto carinho, mas é. E quando nos damos conta de que o resgate de Carey e de sua irmã, é mesmo um sonho a concluir o pesadelo que foram as suas vidas na floresta, passamos a dar especial interesse ao segredo que as duas escondem - o que se passou na floresta fica na floresta - e quando Carey conta ao pai o que aconteceu, não é novidade para nós. Acabamos por querer que ela conte, apenas para ser uma libertação, porque há medida que avançamos no livro, damos-nos conta do que poderia ser o segredo.

E o segredo de Carey e a reacção do pai, apenas comprova que a sua nova vida é uma vida para durar e é real.

Não é um livro pretensioso, nem complexo. Tem um história simples, apesar da dor e do sofrimento manifestado pelas duas irmãs. É daqueles livros em que nem sequer há muita confusão e tudo corre bem. Pelo menos depois de tudo o que correu mal, enquanto estiveram na floresta escondidas pela mãe. Gostei da sua simplicidade, apesar de algumas situações quase impossíveis. Se não tivesse gostado, já estava a dizer mal de várias situações apresentadas, tais como, entre outras: como é possível uma menina que foi levada para a floresta com cinco anos de idade, ter noção da necessidade de limpeza, higiene, ter estudado sózinha e aprendido matérias que aos catorze anos a colocam em classes avançadas e ainda ter ensinado a irmã de cinco a ler e a escrever, quando - e aqui é que reside a dificuldade - quando tem uma mãe toxicodependente que tem como única preocupação o seu próprio vicio? Eu sei que as bases na infância são primordiais, mas... não chegam para tanto... ou será que chegam?
Mas, e aqui a minha opinião, um escritor escreve o que bem entende, como bem entende, para dar corpo a uma história de forma que ela saia à sua maneira. Quem gostar gosta, quem não gostar, paciência. E eu gostei!

Não vou insistir para lerem dizendo que é muito bom, mas se querem uma história que acaba bem e apesar de algumas pequenas confusões, até corre bem, podem ler. Não se irão arrepender por perderem umas horas.


Sem comentários: