quinta-feira, 30 de junho de 2016

As Gémeas do Gelo


Lydia e Kirstie tinham 6 anos e eram gémeas idênticas. Quando Lydia morre acidentalmente na queda de uma varanda, os pais mudam-se para uma pequena ilha escocesa, na esperança de reconstruírem, com a filha que lhes resta, as suas vidas dilaceradas.Mas um ano depois, a gémea sobrevivente acusa os pais de terem cometido um erro e afirma que quem caiu da varanda foi Kirstie e não ela.Na noite em que uma tempestade assola a ilha e deixa mãe e filha isoladas, elas dão por si a serem torturadas pelo passado e por visões inexplicáveis, que quase as levam à loucura. O que terá acontecido realmente naquele fatídico dia em que uma das gémeas morreu?

Só por si o tema é doloroso, mas quando se instala a dúvida, além da dor dos personagens começamos a sentir a perturbação, o terror de uma troca inconsciente.

E vamos tendo conhecimento de cada situação, pelo ponto de vista de cada um dos personagens que a seu ver tentam culpabilizar o outro do que aconteceu. Não existe um narrador imparcial que num caso destes seria indispensável, a não ser que a ideia do autor seja deixar-nos confusos e perturbados.

Quando recorremos às lembranças de um para confrontar o outro, vemos que as lembranças do segundo apontam caminhos diferentes na ação.

E para mais nos confundir, temos a gémea viva que ora se dá como sendo uma, ora como sendo a outra.
Transtornos psicológicos fundamentados por especialistas, provocados pela dor da morte do seu gémeo, podem ser a justificação, mas depois há mais do que a ciência pode demonstrar.
E a dada altura, tentamos além do que nos é dado, limpar narrativas e recordações de cada um dos personagens e deslindar o verdade, ou pelo menos parte dela.

Conseguiu o efeito para que foi criado, incomodou-nos e arrepiou-nos e no final, com a conclusão, damos conta que algumas das coisas ditas ao longo do livro são a verdade e que outras... também.




5 comentários:

O meu pensamento viaja disse...

Parece interessante!
Bom fim de semana, Maria João.
Beijo

Os olhares da Gracinha! disse...

Maria João...levo a sugestão que me parece interessante!
Bj

Os olhares da Gracinha! disse...

Maria João...levo a sugestão que me parece interessante!
Bj

Patricia Merella disse...

Estou registando na minha lista.Obrigada por partilhar, beijinhos

Patricia Merella disse...

Estou registando na minha lista.Obrigada por partilhar, beijinhos